PROFESSORES

PROFESSOR RESPONSÁVEL

Ricardo Lima (Lilica)

Jornalista formado pela PUC-Campinas, atua, desde 1995, como repórter fotográfico.

É o idealizador do Festival Hercule Florence de Fotografia, atualmente em sua 12edição.

É membro fundador da Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil (RPCFB).

Realizou a cobertura fotográfica de diversos eventos de relevância regional e nacional. Iniciou sua carreira na fotografia publicitária, depois integrou a equipe de fotógrafos do jornal Folha de São Paulo – sucursal Campinas.

Trabalhou (por 15 anos) na assessoria de imprensa da PUC-Campinas e participou de coberturas fotográficas para publicações como Jornal Agora (SP), Diário do Comércio (SP), Revista Época, Galileu, Marie Claire, UOL e Estadão.

TERAPEUTA OCUPACIONAL

Raquel Ortega (Inclusione)

Terapeuta Ocupacional graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCC).

Fez pós-graduação em Práxis Artísticas e Terapêuticas pela Universidade de São Paulo (USP) e se formou em Arte-Terapia pelo Centro Latino Americano de Desenvolvimento (CLADE).

Atua há 20 anos na área da saúde mental (Neurologia e Psiquiatria).

É diretora da clínica INCLUSIONE, onde será ministrado o curso #FOTOINCLUSÃO,além de ser idealizadora e coordenadora de ações sociais associadas à gastronomia inclusiva, como os eventos Feijoadown – Tempero de Inclusão, Sertanejown – No Rítmo da Inclusão e Cucina Felice – A Inclusão é Massa.

PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS

Diversos fotógrafos profissionais, de diferentes campos de atuação, toparam apoiar o professor do #FotoInclusão, Ricardo Lima.

Com a inestimável colaboração deles, ajudaremos a diversificar o olhar dos jovens participantes em sua jornada pelo universo das imagens.

Cada um participará de uma aula ou uma saída externa ao longo dos seis meses de curso e, assim, contribuirá com seu conhecimento especializado para enriquecer a experiência dos alunos.

São eles:

Nelson Chinalia

Considerado o cronista visual de Campinas, faz fotos que contam histórias. Foi professor de fotografia no Jornalismo da PUCC e ganhou o Prêmio Vladimir Herzog.

Touché

Um mestre das fotos de publicidade e moda. Topou falar sobre os segredos das fotos de estúdio, como iluminação, posicionamento dos objetos e da câmera, direção de modelos…

Guilherme Gongra

Especializado em fotos sociais, tem sua própria coluna social na internet. Suas dicas ajudarão a melhorar as selfies, as fotos de família, dos amigos e de personalidades.

Marcos Riboli

Rápido no gatilho quando se trata de clicar os melhores momentos dos esportes. Levará os jovens participantes para retratar uma partida de futebol para lá de especial.

Doug

Fotografar comida é muito diferente de fazer imagens de dar água na boca. Alguns truques para fazer boas fotos de gastronomia serão revelados pelo fotógrafo amigo dos chefs.

Noelly Castro

Casamentos, formaturas ou petsprecisando de adoção: todos têm lugar na agenda dessa fotógrafa, que também controla drones para garantir visuais diferenciados.